Alguns de vocês talvez não tenham o conhecimento de que o curso de Geografia da Universidade Federal da Bahia, possui duas habilitações: Licenciatura e Bacharel.
A Licenciatura em Geografia, habilita o profissional à exercer a função de Professor em Escolas Públicas e Privadas.
Depois que se formar em Licenciatura, pode trabalhar como Professor de Instituição Pública de Ensino Superior?
Não! Para poder exercer este cargo, é necessário ser Pós- Graduado (possuir Mestrado e Doutorado), fazer um concurso, passar e pleitear o cargo.
E o que faz o Bacharel? O Bacharel em Geografia é chamado de Geógrafo, e atua em Secretarias Públicas relacionadas a pesquisa, como IBGE, SEMA, INEMA, INMET, etc.
Durante a graduação, o estudante de Geografia pode optar por 2 programas de estágio: o Pibid e o Pibic. Um é voltado somente aos cursos de licenciatura e o outro aos cursos de bacharelado respectivamente.
O Graduando em Geografia pode se formar em uma das habilitações ou nas duas ao mesmo tempo, se quiser.
O Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública. O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública. Com essa iniciativa, o Pibid faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais.
Nós, pibidianos, criados pela Capes, juntos com a coordenação e a supervisão do projeto, elaboramos atividades na área de Geografia para serem aplicados nos estudantes. Os projetos são elaborados de acordo com as dificuldades registradas nas salas de aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário